Quem sou e o que faço?

Eu sempre tive duas grandes paixões: Ciência e Tecnologia. Com esta última, por sinal, já desenvolvi alguns projetos web e mobile bem legais para empresas como Suzuki, Tim, BRT e Top Target — esses projetos foram baseados em ferramentas como Laravel, CakePHP, WordPress, Django, Flask, ReactJS e Android nativo. Já a ciência, por seu lado, sempre ocupou um lugar especial na minha imaginação e foi por isso que decidi unir estas duas paixões com o objetivo de criar softwares mais inteligentes usando conceitos de machine learning e deep learning.

Uma coisa legal de ter cursado Engenharia é que esta área me proporcionou o background em matemática de que eu precisava para iniciar os estudos com machine learning sem perder muito tempo. Então, pude me dedicar mais em aprender e me aprofundar em algoritmos como: Regressão Logística e Linear, Support Vector Machines (SVM), Ensemble Models (Random Forests, Boosting Tree, etc), Redes Neurais Artificiais (várias arquiteturas), aprendizagem baseada em instâncias (como KNN), e outras. Gostei tanto que atualmente sou pesquisador na área de inteligência computacional em regime de mestrado acadêmico, na Universidade Federal de Pernambuco.

Tenho procurado manter um olho na academia e o outro na indústria, por acreditar que uma ampla colaboração entre as duas pode proporcionar os meios de que a nossa sociedade precisa para desenvolver-se em várias áreas, incluindo a tecnológica. Atualmente, meus maiores interesses giram em torno do estudo e aplicação de métodos de machine learning e deep learning para: Entendimento de Linguagem Natural (principalmente), Visão Computacional e Sistemas de Recomendação. Tenho buscado cada vez mais oportunidades de aplicar isto na indústria, como forma de encontrar novas soluções para problemas reais envolvendo inteligência artificial.